

16 de Abril, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto
O Mar, com os seus desafios e o seu apelo, foi tradicionalmente o mais importante estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico na história de Portugal. Em nenhum momento da nossa história esse facto ficou mais patente do que durante os séculos XV e XVI, um período verdadeiramente único na nossa história científica. Foi nesse mundo que Luís Vaz de Camões viveu, e a centralidade do mar na vida portuguesa lê-se em cada página dos Lusíadas.
Tomando como ponto de partida as celebrações dos 500 anos do nascimento de Camões, neste Colóquio queremos voltar a estes assuntos. Fazemo-lo não apenas para celebrar Camões -- o que já não seria pouco -- mas sobretudo para conhecer melhor qual foi o mundo técnico e científico em que viveu imerso. Nas últimas décadas registaram-se avanços fascinantes no conhecimento histórico acerca das realizações e do impacto europeu da ciência portuguesa do período, e neste Colóquio pretendemos ficar a saber mais destes desenvolvimentos históricos.
Em paralelo iremos partilhar avanços científicos portugueses para o mar no âmbito das capacidades únicas do INESC TEC na área da robótica oceânica.
As inscrições estão sujeitas a um limite máximo de participantes.
As sessões serão gravadas e igualmente transmitidas em tempo real.