.png)
INESC TEC abre as portas aos estudantes do secundário regular e/ou profissional
Entre os dias 2 e 6 de fevereiro de 2026, o INESC TEC acolhe alunos interessados em visitar as suas instalações, acompanhar de perto o trabalho dos investigadores e experimentar novas tecnologias desenvolvidas na área da ciência e da engenharia.
A inscrição deverá ser feita pelos docentes. Será aceite um grupo de estudantes em cada uma das atividades, sendo que os grupos podem ser compostos, no máximo, por 30 alunos (devidamente acompanhados pelos docentes) e não necessariamente da mesma escola. Há 11 atividades disponíveis e decorrem todas em Português. As inscrições estão abertas até dia 15 de janeiro de 2026.
[DOWNLOAD DO PROGRAMA]
ATIVIDADES:
- 2 FEV | 09h30-12h00 - Sabias que a tua roupa pode ser facilmente reciclada? Vem descobrir como no iilab!
O ponto de encontro é no Laboratório de indústria e inovação do INESC TEC (iiLab) [1]. Os estudantes serão divididos em dois grupos que alternam entre atividades. Um grupo explora esta infraestrutura de ponta dedicada à robótica industrial, participando em experiências hands-on de teleoperação de robôs móveis com realidade virtual. O outro conhece projetos do INESC TEC focados na sustentabilidade na robótica, como agricultura de precisão, reciclagem têxtil com visão por computador e desmontagem inteligente de lixo eletrónico. Haverá ainda uma experiência de realidade aumentada para operação e programação de robôs.
- 2 FEV | 14h30-17h00 - AgroTech em Ação: Robótica e IoT para um Futuro Sustentável
O ponto de encontro desta iniciativa é no INESC TEC. O grupo será dividido em dois e depois trocam. Os estudantes vão conhecer o TRIBE LAB [2], onde são desenvolvidos os robôs e os IoTs para aplicação na agricultura e floresta de precisão. Aqui estão previstas atividades hands-on. Terão ainda a oportunidade de fazer uma visita à nossa estufa de produção de alimentos, chamada de GreenTribe.
- 3 FEV | 09h30-12h00 - Power up! Energia para um futuro sustentável! Como podemos mudar o mundo?
O ponto de encontro desta iniciativa é no edifício sede do INESC TEC. Os estudantes vão ter a oportunidade de conhecer o laboratório x-Energy do INESC TEC, perceber de que forma estamos a contribuir para um futuro mais sustentável e ainda de ter algumas experiências hands-on relacionadas com consumos sustentáveis e carros elétricos. Estão previstos diferentes quiz interativos e a divisão dos estudantes em dois grupos, que depois trocam.
- 3 FEV | 14h30-17h00 - Luzes, código e ação! Controla e experimenta a rede elétrica
O ponto de encontro desta iniciativa é no edifício sede do INESC TEC. Os estudantes vão ter a oportunidade de conhecer o laboratório x-Energy do INESC TEC, de assistir a uma demonstração de impressão 3D e ainda de perceber como pequenas mudanças num código podem controlar uma fita LED e afetar a iluminação. O grupo será dividido em dois, mas todos os estudantes terão a oportunidade de assistir e participar em todas as atividades.
- 4 FEV | 09h30-12h00 - Comunicar sem fios e ensinar as máquinas a ver
O ponto de encontro desta iniciativa é no edifício sede do INESC TEC. O grupo será dividido em três e os estudantes vão rodando. Haverá espaço para conhecer o laboratório de Comunicações do INESC TEC, e ainda para experiências hands-on. As experiências terão dois temas: “redes sem fios emergentes - da teoria à prática” vai possibilitar aos estudantes configurar uma rede sem fios e “visão por computador - como ensinamos as máquinas a ver?” vai ensinar aos estudantes como funcionam os algoritmos de deteção e reconhecimento de imagens, aplicados às mais diversas áreas: medicina, segurança ou até condução autónoma.
- 4 FEV | 14h30-17h00 - Exploradores terrestres, aéreos e espaciais: robótica em ação
O ponto de encontro desta iniciativa é no Laboratório de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC [3]. Os estudantes vão ter a oportunidade de conhecer a infraestrutura laboratorial dedicada à robótica de campo e terão ainda experiências hands-on com cães robôs e drones terrestres, aéreos e espaciais. Será até possível simular Marte em Terra! O grupo será dividido em dois e depois trocam. Enquanto um grupo simula e testa, o outro aprende sobre as recentes experiências científicas conduzidas por investigadores do INESC TEC nestas áreas.
- 5 FEV | 09h30-12h00 - Idealizar e desenvolver um jogo digital
O ponto de encontro desta iniciativa é no edifício sede do INESC TEC. Os estudantes serão divididos em dois grupos (cada grupo terá a oportunidade de participar nas duas atividades): enquanto um grupo está a desenhar e a implementar um jogo de computador, o outro a aprender como se pensa colaborativamente o desenho de um jogo digital.
- 5 FEV | 14h30-17h00 - Máquinas que pensam e compreendem: o mundo da Inteligência Artificial (IA)
O ponto de encontro desta atividade é no edifício sede do INESC TEC. Os estudantes participarão em várias atividades práticas para compreender o funcionamento dos modelos de IA e refletir sobre o seu uso responsável. Irão simular, de forma simples, um modelo de classificação e explorar o ChatGPT, debatendo potencialidades, limitações e cuidados no uso de IA generativa. Serão também apresentados projetos desenvolvidos pelo INESC TEC com aplicações reais de IA em contextos científicos e sociais.
- 6 FEV | 09h30-12h00 (1) - Luz em ação!
Esta atividade decorre nos laboratórios de ótica do INESC TEC localizados na FCUP [4]. Nesta atividade hands-on, os estudantes vão explorar diferentes fontes de luz, aprender como a luz é guiada em espaço livre e fibras óticas e fazer experiências simples de sensorização. Serão demonstrações seguras e interativas para descobrir como a fotónica está por todo o lado. Segue-se um percurso pelos laboratórios de ótica, onde se desenvolvem sistemas avançados em diferentes áreas da fotónica e onde poderão entrar em contacto direto com equipamentos e equipas.
- 6 FEV | 09h30-12h00 (2) - Da realidade ao virtual: uma experiência imersiva
Esta atividade decorre no laboratório de realidade virtual MASSIVE do INESC TEC, localizado na UTAD [5]. Os estudantes serão divididos em dois grupos (depois trocam). Enquanto um dos grupos está a conhecer conceitos básicos de realidade virtual e a perceber diferentes áreas de aplicação, o outro está a experimentar demonstradores de realidade virtual enquanto visita e conhece este laboratório do INESC TEC.
- 6 FEV | 14h30-17h00 - Supercomputação em ação: descobre o Deucalion!
O ponto de encontro desta iniciativa é no Campus de Azurém [6], onde está supercomputador Deucalion! Nesta atividade vão descobrir o poder da supercomputação e perceber como estas máquinas estão a mudar o mundo. Estão previstas experiências hands-on ligadas à supercomputação e à inteligência artificial, explorando - de forma interativa - o que os supercomputadores conseguem fazer e como nos ajudam a enfrentar os grandes desafios do futuro.
NOTAS:
— Vagas limitadas à oferta disponível para cada atividade.
— As inscrições podem ser efetuadas até 15 de janeiro.
— Em cada inscrição, o docente responsável só pode selecionar uma atividade. Caso pretenda inscrever alunos em mais do que uma atividade, deverá submeter uma inscrição distinta para cada uma.
— É obrigatória a indicação da motivação para a participação do grupo e a explicação da relevância da atividade para o perfil e percurso formativo dos alunos.
— A seleção das inscrições será realizada com base na motivação apresentada e na adequação do perfil dos estudantes aos objetivos de cada atividade. Em caso de empate entre candidaturas igualmente adequadas, será considerada a ordem cronológica de submissão.
— Será criada uma lista de espera e, em caso de desistência, será contactado o docente responsável da inscrição seguinte, para confirmação final.
— As despesas de deslocação para participação nas atividades são da responsabilidade das escolas.
— As atividades decorrem em diferentes localizações, nomeadamente Porto, Guimarães e Vila Real. As escolas devem confirmar cuidadosamente a localização específica da atividade à qual pretendem candidatar-se.
— As atividades decorrem em língua portuguesa.
- Localização das atividades:
[1] O iiLab situa-se no edifício PORTIC (Porto Innovation Center), Rua Arquitecto Lobão Vital 172, 4200-374 Porto.
[2] O Laboratório de Robótica e IoT para Agricultura e Floresta de Precisão Inteligente (TRIBE) do INESC TEC situa-se nas instalações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Rua Dr. Roberto Frias, s/n, 4200-465 Porto).
[3] O Laboratório de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC situa-se no Instituto Superior de Engenharia do Porto (R. Dr. António Bernardino de Almeida 431, 4249-015 Porto).
[4] O laboratório de ótica do INESC TEC situa-se na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Rua do Campo Alegre s/n, 4169-007 Porto.
[5] A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) situa-se na Quinta de Prados, 5000-801, Vila Real.
[6] O supercomputador Deucalion está localizado na Universidade do Minho, no campus de Azurém, na Av. da Universidade, 4800-058 Guimarães.